Alimentação no desenvolvimento infantil: assunto que não é brincadeira.
Uma boa refeição faz bem para qualquer pessoa. Além do prazer dos sabores no prato, nossa energia para absolutamente tudo o que fazemos ao longo do dia vem exatamente dali. Se uma boa alimentação é fundamental para nós, adultos, não seria diferente para as crianças.
Alimentar-se de forma equilibrada e com ingredientes nutritivos faz toda a diferença no desenvolvimento infantil. Tão importante que já começa na gestação. E continuará tendo influência o longo de toda a infância no momento de suprir a energia para as brincadeiras e para o desenvolvimento cognitivo e motor na sala de aula.
Por isso, bons hábitos alimentares devem ser estimulados desde sempre nas crianças, garantindo em suas refeições uma variedade grande de nutrientes. Veja a lista com os principais elementos que não devem faltar, e os alimentos onde podem ser encontrados:
• Cálcio: leite, iogurte, queijos, castanhas, pasta de gergelim, vegetais verde-escuros, tofu, sardinha.
• Ferro: carnes, feijões, ervilha, grão de bico, soja, castanhas.
• Zinco: carnes, castanhas.
• Vitamina A: frutas de cor amarelo-alaranjada, leite, ovos.
• Vitaminas do complexo B e folato: feijões, ervilha, grão de bico, soja, castanhas, amendoim, cereais integrais, laticínios, vegetais verdes.
• Vitamina C: frutas.
É claro que na apresentação de diversos alimentos pode haver rejeição ou resistência por parte dos pequenos, em um primeiro momento. Nessas horas, vale a criatividade e a perseverança de pais que realmente se preocupam com a saúde dos filhos.
Existem várias estratégias para estimular uma boa relação com a alimentação por parte das crianças, e que vão muito além do que ser feito na hora do almoço ou do jantar. Conheça algumas:
Apresente sempre uma novidade
Quanto maior a diversidade de alimentos no cardápio, menor resistência seus filhos terão com tipos, cores e texturas. Por isso, ter criatividade na preparação e incluir diferentes combinações os incentiva a experimentar novos alimentos e aumentar seu paladar.
Envolva as crianças na compra e preparação dos alimentos
Essas atividades são uma oportunidade de ensinar às crianças sobre nutrição e dar a elas um sentimento de autonomia. Além disso, as crianças podem ficar mais dispostas a comer ou experimentar os alimentos que ajudam a preparar.
Brinque com cores e formas
A disposição de legumes, hortaliças, carnes e tubérculos no pratinho é determinante para atrair os pequenos. Portanto, devemos apostar na criatividade apresentando um mundo de possibilidades para nossos pequenos.
Assim, aumentamos a chance de fazer com que as crianças não apenas gostem de se alimentar, mas amem o momento da refeição, e que mantenham hábitos alimentares saudáveis por toda a vida.