Vamos falar sobre Cultura Organizacional?
Toda empresa, independente do tamanho ou número de colaboradores, possui o modo próprio de trabalhar, as relações interpessoais, os procedimentos diários e as tarefas de cada membro da equipe. Tudo isso e muito mais compõe o que se chama de Cultura Organizacional. Para que todos andem na mesma direção, assim como um time busca o gol, é fundamental que cada colaborador saiba o próprio papel dentro da organização e o objetivo da empresa. Pensando nisso, preparamos quatro dicas diretamente ligadas a Cultura Organizacional. Confira:
Missão, Visão e Valores
Toda empresa deve ter claro o objetivo que quer alcançar. Para isso é muito importante que se estabeleça a Missão, Visão e Valores e que fique claro a toda a equipe. Assim todos podem trabalhar com o mesmo foco.
Invista nos colaboradores
Invista no relacionamento com a equipe, em ações que engajem os colaboradores a vestirem a camisa e terem orgulho do que fazem e principalmente invista em conhecimento. Aprimorar a capacidade técnica e intelectual da equipe agrega muito à Cultura Organizacional.
Tenha objetivos claros
Para que os colaboradores sigam a cultura de forma satisfatória seja claro na hora de definir objetivos. Deixe claro também o papel de cada funcionário, assim todos saberão exatamente como agir para manter a cultura da empresa viva.
Comunicação é a chave
A comunicação é peça chave na Cultura Organizacional. É a comunicação a responsável por levar à equipe o que é a empresa e para onde está indo. Por isso, estabelecer um bom plano de comunicação interna faz toda a diferença para que a Cultura Organizacional funcione de fato. Afinal, os funcionários precisam estar cientes sobre eventuais mudanças e como ela irá afetar o dia a dia na empresa.
Conquistar uma Cultura Organizacional diferenciada é um trabalho diário e de longo prazo. Porém, empoderar a equipe com responsabilidade gera resultados efetivos para as empresas desenvolvendo pessoas, relações e negócios.