Dicas para organização do espaço de trabalho
Diversos fatores são importantes para manter uma boa produtividade no dia a dia, como chegar mais cedo, eliminar o que não utiliza e evitar distrações. Com algumas medidas simples, você já irá reparar uma grande diferença e perceberá como é fácil deixar a procrastinação de lado, favorecendo a gestão do seu tempo. Vamos lá!
- Chegue mais cedo
Chegando, pelo menos, 10 minutos antes do seu horário de trabalho, o processo de organização não toma o seu tempo e não prejudica seus prazos de entrega.
- Organize sua mesa
Organizando sua mesa, você conseguirá achar o que precisa mais rápido e poupará tempo. Uma dica é começar estabelecendo a área de trabalho e definindo onde cada coisa vai ficar: computador, porta canetas, enfeites, papéis, livros etc. Depois, jogue tudo o que não precisará no lixo.
- Priorize tarefas
Para não se perder em prazos, é importante ter uma boa gestão do seu tempo: liste as atividades do dia e priorize aquelas de maior importância.
- Defina um tempo para cada tarefa
Priorizou quais as tarefas mais importantes? Ótimo! Agora, é hora de limitar um tempo para cada uma, assim você saberá quais atividade demandarão mais tempo e conseguirá se programar melhor.
- Evite distrações
Pequenos detalhes, que muitos vezes você nem percebe, como uso do celular, redes sociais, conversas paralelas, pausas extensas etc, podem atrapalhar muita a sua produtividade e atrasar entregas.
- Tenha o que precisa ao seu alcance
Ter tudo que você precisa por perto, é um dos segredos para manter a organização do ambiente de trabalho. Crie esse hábito.
- Retire de perto o que não utiliza mais
Retire de perto tudo que não usa mais e acabou virando apenas bagunça. Manter o ambiente limpo é um ótimo estímulo para o seu desempenho.
- Defina uma hora pra sair
É indicado definir uma hora para finalizar suas tarefas e se esforçar para cumprir. Estender a jornada de trabalho pode não ser uma boa ideia, pois você irá trabalhar com pouca energia, gerar um ambiente de pouca organização e diminuir sua concentração.
Viu só? Não é complicado. Então, que tal aproveitar esse momento para fazer uma faxina geral na sua mesa e adquirir novos hábitos de organização? Com essas dicas simples, você pode ter um ambiente de trabalho mais organizado e consequentemente mais produtivo. Aproveite-as e bom trabalho!