Como garantir uma boa margem de lucro na Black Friday?
Tradicional no calendário varejista, a Black Friday tem se tornado cada vez mais popular no Brasil. A data é hoje considerada a mais importante para compras no varejo digital, antecipando até mesmo as tradicionais compras de Natal.
Mas como se planejar para garantir uma boa oferta de produtos e alcançar uma margem de lucro considerável na Black Friday? A Verocard traz 5 dicas imperdíveis para que você saiba calcular o percentual de descontos a ser concedido sem prejudicar os resultados de caixa. Confira:
1. Estude os números antes de aplicar qualquer desconto
Não se sinta pressionado pela concorrência e pelos pedidos dos clientes para oferecer descontos antes de estudar os números. É importante conhecer os custos de produção e os gastos na prestação de cada serviço. A partir daí, você define o que será o seu lucro e o que pode ser retirado como desconto e incentivo para compra na Black Friday.
2. Verifique o fluxo de caixa da empresa
É inútil reconhecer a margem de lucro da Black Friday sem associá-la ao momento que sua empresa está inserida em relação a fluxo de caixa. Verifique e analise as previsões orçamentárias para os próximos meses. Assim, os descontos oferecidos na Black Friday têm menos chances de gerar qualquer impacto negativo nas finanças.
3. Planeje sua participação no mercado
Relacione as preferências do seu público e escolha os produtos com maiores chances de atrair o consumidor. Cuide também do volume de atendimento, que tende a ser maior no período da Black Friday. Garantir uma boa experiência ao cliente é fundamental para incentivá-lo a compras futuras.
4. Aposte em descontos maiores para produtos de baixa saída
A Black Friday pode ser uma ótima alternativa para fazer circular produtos que estão parados no estoque. Para isso, utilize recursos como cross sell e up-sell, que aliados a produtos complementares podem garantir o aumento do ticket médio da venda.
5. Aposte no marketing
Boas ações de marketing, aliadas a produtos estratégicos resultam em uma divulgação bem sucedida para atrair o maior número de clientes possível. Lembre-se que a Black Friday é uma data extremamente propícia ao consumo. Saber se comunicar bem é a chave para um número expressivo de vendas.
Por fim: jamais suba os preços dos produtos para “dar” um desconto maior, nem anuncie descontos que não poderão ser concedidos. Esse tipo de atitude, além de desacreditar o cliente, prejudica a imagem do seu negócio.
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