Quando uma empresa busca por um profissional, formação e experiência não são os únicos critérios avaliados. Entre os principais fatores que levam à contratação, estão as soft skills, relativas ao comportamento e cada vez mais requisitadas no mercado de trabalho.
Isso se torna ainda mais importante quando é observado o avanço tecnológico, que transforma a automação em uma realidade na maioria dos negócios. Como as inteligências artificiais não são capazes de ter determinadas características que apenas um ser humano possui, a busca por estas é cada vez maior.
Com a intenção de ajudar você a entender o que são as soft skills e quais são as formas de desenvolvê-las, o blog da Verocard preparou um conteúdo completo que descreve as condições do mercado de trabalho atual. Confira!
O que são as soft skills?
Soft skills são competências comportamentais que têm a ver com a personalidade, comportamentos e experiências de vida do profissional. Elas são importantes por influenciarem na forma como um trabalhador se relaciona com os outros integrantes da equipe.
Mesmo que o ambiente de trabalho seja harmonioso, existem situações que exigem inteligência emocional, boa comunicação, eficiência na resolução de problemas, proatividade, entre outras características.
Essa afirmação é justificada pelo relatório Global Trends Report de 2019, feito pelo LinkedIn. Já naquele ano a importância dada às soft skills era significativa: 92% dos recrutadores consideraram que elas têm uma importância igual ou maior que as hard skills.
Para fins explicativos, as hard skills são habilidades técnicas, como o domínio de ferramentas e técnicas de trabalho, e têm por característica serem objetivas e mensuráveis.
Quais são as principais soft skills?
Depois de entender o que são as soft skills, é preciso saber quais são as mais importantes no mercado de trabalho. Listamos algumas das mais requisitadas a seguir:
Inteligência emocional
Essa habilidade diz respeito à forma como as pessoas lidam com as próprias emoções e as dos colegas de trabalho.
De nada adianta ter todas as habilidades técnicas necessárias para trabalhar em uma equipe se a relação com os outros funcionários for ruim, já que isso prejudica não apenas o ambiente, mas também os resultados.
Assim, é importante sempre manter uma boa relação com os colegas no ambiente corporativo.
Comunicação
Saber se comunicar com clareza é uma das principais qualidades que um profissional pode ter, e isso inclui a capacidade de escutar, interpretar e adequar a mensagem ao receptor.
Em outras palavras, é fundamental saber com quem está se comunicando. Como exemplo, se você é um profissional de programação, não vai usar termos técnicos sobre o código que desenvolveu ao explicá-lo para alguém de outro setor, adaptando os termos à realidade de cada um.
Isso diminui os ruídos e facilita que a equipe trabalhe em harmonia.
Trabalho em equipe
Saber trabalhar em equipe é uma das soft skills mais requisitadas por ser fundamental no cotidiano corporativo, onde profissionais de diferentes áreas atuam juntos em busca de um mesmo objetivo.
Nesse ambiente, é preciso saber dividir responsabilidades, colaborar com os colegas e atuar tendo a coletividade em mente.
Pensamento crítico
Para tomar decisões embasadas e assertivas, é necessário desenvolver o pensamento crítico. Com um raciocínio estruturado e a capacidade de autoquestionamento, um profissional adquire maior autonomia no dia a dia.
As empresas optam por profissionais que têm esse perfil porque eles ajudam na redução de erros e aprimoração de processos internos, desempenhando um papel importante nas tomadas de decisão.
Liderança
Quando se fala na soft skill de liderança, não é sobre o cargo em si. Na verdade, essa habilidade diz respeito à capacidade de um profissional de inspirar e apoiar pessoas.
Para isso, não se deve apenas motivar os colegas, mas também entender as individualidades dos integrantes da equipe, como os pontos fortes de cada um, com uma visão estratégica do grupo.
Os impactos das soft skills para a carreira
As soft skills já se tornaram requisitos para uma carreira de sucesso. As empresas buscam cada vez mais por profissionais que têm habilidades comportamentais específicas, pois perceberam que isso impacta diretamente nos resultados.
Segundo pesquisa da PUC-PR, na qual foram analisadas 2 mil vagas de emprego ofertadas no ano de 2023, 59% das competências exigidas pelos recrutadores eram soft skills.
É claro que as hard skills são necessárias e também desempenham um papel fundamental na busca pelo êxito profissional, mas elas devem ser vistas como habilidades complementares, e não opostas.
Assim, evidencia-se que, juntando o conhecimento técnico às soft skills, as possibilidades de encontrar um emprego vantajoso ou ser promovido para cargos de liderança aumentam significativamente.
Conte com os benefícios Verocard
Com as soft skills necessárias, você pode conquistar um cargo com as melhores vantagens do mercado: os benefícios Verocard.
Oferecemos opções práticas e seguras para que você possa aproveitar os benefícios corporativos da melhor forma, levando mais tranquilidade e eficiência à sua rotina.
Praticidade e bem-estar vêm em primeiro lugar com os benefícios como o vale-refeição e o vale-alimentação da Verocard.
Saiba mais sobre as nossas soluções acessando o site!