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Grupo de pessoas segurando peças de quebra-cabeça coloridas, aproximando-as para montar juntas, simbolizando união e trabalho em equipe.

Por que a cultura organizacional é importante para uma empresa?

Um ambiente acolhedor, onde todos se respeitam, trabalham em equipe e seguem as regras do lugar. A empresa perfeita pode até não existir, mas a cultura organizacional é a responsável por melhorar o ambiente corporativo, fazendo com que o dia a dia chegue cada vez mais perto do que é considerado ideal. 

Para ilustrar a importância da cultura organizacional, um estudo da Gartner mostra que 57% dos líderes de Recursos Humanos (RH) reconhecem que suas organizações ainda enfrentam dificuldades para colocar a cultura desejada em prática e que mais da metade dos gestores não se sente responsável por vivenciar e promover esses valores no dia a dia.

Quando bem estabelecida na empresa, a cultura organizacional é capaz de motivar e engajar equipes, e isso acaba refletindo diretamente na qualidade dos resultados, ajudando a atrair e reter talentos, o que facilita o crescimento sustentável da instituição. 

Continue a leitura para entender melhor o que é cultura organizacional, quais são os tipos, como implantá-la de maneira eficiente.

O que é a cultura organizacional?

De acordo com o Sebrae, cultura organizacional “é o resultado de como as pessoas interagem entre si em um ambiente organizacional e como esse ambiente e as interações evoluem e se consolidam através de ritos, sentimentos, percepções, comportamentos e outras questões compartilhadas”.

De modo simples, digamos que é o “jeito de fazer as coisas” que ultrapassa o que está escrito nos manuais corporativos, mas é sentido na forma como as equipes colaboram, como os líderes conduzem seus times e como a organização se posiciona perante o mercado.

Não basta que uma instituição declare ter uma cultura organizacional. É preciso que ela (líderes, gestores e colaboradores) viva por completo demonstrando com ações diárias, aquilo que foi definido.

Conheça os tipos de cultura organizacional

A cultura organizacional pode ser dividida em quatro grandes grupos. Vamos entender melhor cada um deles.

A primeira é a cultura de poder, marcada pela centralização das decisões em uma liderança forte, geralmente o dono ou algum gestor, e tem como foco os resultados e a competitividade entre os colaboradores. Embora essa cultura possa gerar decisões rápidas, ela limita o crescimento dos funcionários e pode gerar conflitos internos.

A segunda, é a cultura de papéis. Caracterizada pela definição clara das funções e hierarquia, com processos bem estruturados e pouca flexibilidade, ela promove a estabilidade e a previsibilidade. Contudo, um ponto fraco dela é que pode desestimular a inovação e limitar a comunicação interna e o desenvolvimento profissional.

Ocupando a terceira posição, está a cultura de tarefas que valoriza a criatividade, a inovação e o trabalho em equipe voltado para a realização de projetos específicos da empresa. Nesse modelo, os colaboradores possuem autonomia e a troca de ideias é incentivada entre eles. Dessa forma, a resolução de problemas se torna mais fácil e ágil. Pensando a longo prazo, é preciso ficar atento às dificuldades relacionadas ao controle e à consistência.

Por fim, temos a cultura de pessoas que prioriza o bem-estar, o desenvolvimento e a satisfação de quem trabalha no negócio. É comum em ambientes menos hierarquizados, como startups, focar na integração da equipe e na gestão de talentos. Com essa cultura, pode ser desafiador manter a produtividade consistente.

A implantação da cultura organizacional na empresa

Implantar uma cultura organizacional na sua empresa (caso ela ainda não tenha) passa pela definição clara dos valores e princípios que norteiam a instituição. É muito importante que esses itens estejam alinhados à missão e aos objetivos estratégicos do negócio. 

Ter uma comunicação transparente e o envolvimento dos líderes são peças fundamentais, pois contribuem para que a cultura seja entendida e abraçada por toda a equipe.

Os processos de integração, os treinamentos constantes e o tempo para feedback contribuem para fortalecer a cultura organizacional da empresa. 

Por isso, promover o reconhecimento dos colaboradores, alinhados aos valores, reforça os comportamentos que são desejados e ajuda a consolidar uma cultura sólida e sustentável ao longo do tempo.

Vantagens e benefícios da cultura organizacional

Uma cultura organizacional bem implantada traz diversas vantagens para a empresa. Veja!

  • Aumento do engajamento e da motivação dos colaboradores, que passam a se sentir parte importante do negócio;
  • Melhoria na produtividade, já que equipes alinhadas trabalham com foco e em sintonia;
  • Redução do turnover, porque colaboradores satisfeitos tendem a permanecer na empresa;
  • Fortalecimento da reputação da organização no mercado, atraindo talentos e clientes;
  • Esses benefícios colaboram para formar um ambiente de trabalho positivo, essencial para o crescimento sustentável e o sucesso da empresa.

Como os benefícios Verocard fortalecem sua cultura organizacional

Uma cultura organizacional bem instituída é capaz de oferecer condições reais de bem-estar para os colaboradores. 

Ao oferecer soluções flexíveis, como cartão alimentação e refeição, por exemplo, a Verocard contribui para a satisfação dos colaboradores, transformando a cultura da sua empresa em um diferencial competitivo que traz resultados reais e duradouros.

Com a Verocard, sua empresa ganha ferramentas para valorizar profissionais, criar um ambiente mais saudável e impulsionar resultados. 

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