A jornada da comida: Como o alimento chega em sua casa
Quando estamos com fome, sabemos muito bem o caminho para arranjar comida. Começamos procurando pela cozinha, armários e geladeira, em busca de algo para saciar a nossa vontade. Caso não tenha nada em casa, aí então vamos até o supermercado mais próximo em busca de alimento. Por sua vez, os supermercados são abastecidos por produtores e distribuidoras de alimentos.
Embora na teoria pareça simples, toda essa jornada é formada por uma rede complexa, conhecida como Sistema Alimentar, que envolve produção, distribuição, infraestrutura, instituições, hábitos de consumo, descarte e as milhares de pessoas que estão relacionadas com cada atividade desse sistema. Sua importância é tanta que impacta diretamente na saúde, meio ambiente e questões socioeconômicas de uma sociedade.
Para ficar mais fácil entender cada etapa, um Sistema Alimentar pode ser dividido em três subsistemas:
1. CADEIA DE PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS: tudo o que diz respeito a origem do alimento. A plantação, colheita, organização em depósitos e armazéns, transporte e processamento dos alimentos.
2. AMBIENTES ALIMENTARES: essa categoria se refere ao ponto de conexão do alimento com o consumidor final, ou seja, todos os locais de venda e consumo como supermercados, feiras, restaurantes, empórios, padarias, atacados e muitos outros.
3. COMPORTAMENTO ALIMENTAR: nessa etapa entram os hábitos de consumo e descarte desses alimentos. Como e por quem ele é comprado, como é armazenado, preparado, consumido e se os seus resíduos são devidamente descartados.