Para que uma organização tenha sua cultura difundida internamente de forma eficiente, é necessário manter um contato constante com os funcionários. Isso passa diretamente pelo feedback que o trabalhador recebe, uma vez que essa é uma forma de direcionar a atuação àquilo que a empresa deseja.
Adicionalmente, a prática ajuda no próprio desenvolvimento profissional do colaborador, melhorando o engajamento e a produtividade no ambiente corporativo. Por conta dessas razões, é fundamental garantir o feedback à sua equipe.
Mas você sabe quais são os tipos de feedback e como aplicá-los na prática? Para saber a resposta, continue a leitura deste conteúdo elaborado pelo blog da Verocard!
O que é feedback e qual sua importância?
O feedback é uma resposta da empresa sobre o trabalho desempenhado por seus funcionários. É uma forma de mostrar em quais pontos o desempenho está positivo e em quais é preciso melhorar.
Com esse retorno, o colaborador tende a diminuir seus erros em atividades corporativas, já que foi avisado e orientado por seus superiores sobre como executar a função corretamente ou adotar um comportamento mais alinhado aos objetivos da empresa.
Em geral, um feedback pode ser positivo ou negativo. O positivo, como o nome já diz, reforça as qualidades e os acertos do profissional, gerando satisfação e motivação. De fato, dados da Gallup mostram que 61% dos trabalhadores que recebem feedback e reconhecimento semanalmente são mais engajados com a empresa.
Por outro lado, há também o feedback negativo. Por mais que nem sempre seja fácil executá-lo, é importante deixar o funcionário ciente de erros ou comportamentos prejudiciais ao negócio, orientando sobre a forma correta de agir.
Quais são os tipos de feedback?
Praticamente todos os tipos se encaixam em positivo ou negativo, já que o que está em questão é ponderar sobre erros e acertos do funcionário, mas é possível classificá-los de forma mais específica.
A seguir, estão listados os principais tipos de feedback e suas características:
Feedback corretivo
Com o intuito de corrigir uma ação negativa, o feedback corretivo precisa ser feito de maneira cuidadosa. Falar sobre os erros de um funcionário nem sempre é confortável, mas pode ser necessário para o crescimento do profissional e da empresa.
Por conta disso, é essencial manter um tom cordial na conversa e focar em como resolver o problema, evitando apenas apontar os erros. Outro aspecto importante é a privacidade, sem expor o colaborador a situações humilhantes diante dos colegas.
Com essas atitudes, as correções têm menos chances de serem confundidas com repreensões e advertências.
Feedback construtivo
Para que o feedback seja mais equilibrado, é interessante adotar uma postura construtiva. Isso quer dizer que os ajustes são feitos de forma mais leve, sem um tom punitivo.
Assim como na maioria dos casos, é importante se aproximar do colaborador para transmitir empatia, tornando a conversa mais horizontal e produtiva. A humanização ajuda a manter a saúde da cultura organizacional e a positividade do ambiente corporativo.
Com avaliações ponderadas, é mais provável que as ideias sejam assimiladas e colocadas em prática.
Feedback motivador
Dependendo do perfil da empresa, dos funcionários e do contexto encontrado no ambiente de trabalho, a estratégia dos feedbacks pode ser alterada para ter maior assertividade. Um feedback motivador busca recuperar ou melhorar o aspecto emocional da equipe ou de um colaborador específico.
Por meio dele, é possível fortalecer os laços da equipe e aumentar o engajamento com os objetivos da organização. Uma forma de aplicá-lo é ressaltando os pontos fortes e as capacidades dos funcionários, mostrando a eles que têm capacidade de realizar as atividades mais desafiadoras.
Feedback 90º
É o modelo mais tradicional de feedback, seguindo a hierarquia dos cargos da empresa. Sua eficiência se dá por conta da proximidade entre líder e equipe neste modelo. Com um acompanhamento atento da liderança, o funcionário age de forma mais assertiva.
Para que isso funcione corretamente, é necessário que a cultura organizacional seja positiva, garantindo a boa relação entre os líderes e suas respectivas equipes, com o intuito de manter a transparência nos feedbacks.
Feedback 360º
O feedback 360º exige que o ambiente de trabalho seja extremamente organizado para que sua execução seja bem-sucedida. Nele, os colaboradores podem dar feedbacks entre si, diferente da estrutura mais fixa do item anterior.
Quando feito da maneira correta, aumenta a produtividade e torna o ambiente corporativo mais leve e dinâmico. Antes de adotar esse modelo, é importante garantir que a empresa esteja madura o suficiente para isso, evitando falhas de comunicação no decorrer do processo.
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Existem ainda mais tipos de feedback, e o que todos eles têm em comum é que ajudam a melhorar o ambiente da sua empresa e impulsionar a produtividade. Os benefícios Verocard também podem ser grandes aliados para esse fim!
Aliando uma política eficiente de feedbacks a seus colaboradores aos benefícios Verocard, é possível contar com trabalhadores mais motivados, engajados e em constante evolução.
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