Atrair e reter bons profissionais nunca foi uma tarefa simples, não é mesmo? Mas, nos últimos anos, esse desafio ganhou contornos ainda mais complexos. Diante desse contexto, os benefícios corporativos surgem como um dos pilares mais estratégicos para a experiência do colaborador.
No mercado de trabalho atual, os tradicionais vales-alimentação e refeição continuam no topo da lista de queridinhos dos colaboradores, não apenas pelo valor financeiro, mas pelo que representam: estabilidade e reconhecimento.
Segundo uma projeção da consultoria Technavio, o mercado de benefícios corporativos deve ter um crescimento médio de 9% ao ano até 2026, movimentando cerca de US$ 5,5 bilhões. Os números demonstram uma tendência de aumento no investimento das empresas na experiência do colaborador.
Confira, no texto a seguir, como os benefícios podem ajudar as empresas a atrair e reter talentos.
Qual a relação entre benefícios e retenção de talentos?
O mundo do trabalho vive um novo ciclo. A cada vaga aberta, há dezenas de empresas disputando o mesmo perfil. Os melhores profissionais são assediados com frequência, buscam flexibilidade, propósito e, sobretudo, valorização.
Para o RH, isso significa equilibrar dois lados de uma balança: atrair talentos com boas condições e reter os que já estão na casa, oferecendo um ambiente onde se sintam respeitados e motivados a crescer.
E é aqui que os benefícios corporativos ganham protagonismo. Eles funcionam como uma extensão do cuidado da empresa, ou seja, um lembrete diário de que o colaborador é visto, ouvido e valorizado.
A pesquisa de benefícios da Robert Half 2024 revelou que 98% dos profissionais consideram os benefícios ao avaliar novas propostas de emprego. Além disso, cerca de 80% expressaram desejo por benefícios flexíveis ou customizáveis.
Isso significa que a retenção de talentos passa diretamente por aquilo que a empresa é capaz de proporcionar ao colaborador além do salário.
Vantagens de reter talentos na empresa
Manter talentos na empresa é tão importante quanto atraí-los. A retenção de funcionários qualificados reduz custos desnecessários com novos treinamentos e recrutamentos, além de garantir a continuidade de projetos.
Outro benefício é a manutenção do conhecimento dentro da organização. Quando um talento sai da empresa, não é apenas uma perda de mão de obra, mas também de uma pessoa com experiência valiosa para a companhia.
Em termos de competitividade, contar com um quadro de colaboradores capacitados não é um diferencial, mas sim uma exigência. Com isso, concorrentes podem oferecer propostas mais vantajosas aos seus melhores colaboradores. Dependendo do nível do profissional, isso pode representar uma grande perda de qualidade para a marca.
O papel do RH
Entre todas as áreas de uma empresa, o RH talvez seja a que mais sente o impacto direto da satisfação (ou insatisfação) dos colaboradores.
Quando o benefício falha, o problema não recai sobre o fornecedor, mas sobre o próprio RH. O telefone toca, os e-mails chegam, o grupo da empresa ferve de mensagens.
É por isso que o RH precisa de parceiros confiáveis na hora de fornecer benefícios corporativos, que simplifiquem processos e tragam tranquilidade ao dia a dia.
Oferecer um bom benefício é, antes de tudo, proteger a imagem e a reputação do RH dentro da organização. Afinal, o que o profissional de Recursos Humanos mais quer é ser lembrado pelas soluções estratégicas que implementa e não pelos problemas operacionais que precisa apagar.
Quais benefícios oferecer?

Nem toda estratégia de retenção precisa começar com grandes investimentos. Em muitos casos, o que retém é o simples desde que seja funcional.
Oferecer vale-alimentação e vale-refeição confiáveis, por exemplo, é um dos caminhos mais eficazes para reduzir o turnover e manter as equipes satisfeitas. Esses benefícios reforçam um dos cuidados mais importantes das empresas com os colaboradores: a garantia de comer bem todos os dias.
Vale ressaltar que existem também benefícios estratégicos que podem ser um diferencial e não envolvem custos. Por exemplo, a flexibilidade para o trabalho híbrido ou remoto para funcionários de escritórios é extremamente atrativa.
Ao adotar essas ações, o RH ajuda a fortalecer a marca empregadora, fazendo com que a empresa seja desejada por futuros talentos.
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