Artigos e Publicações

Mergulhe em nosso mundo de novidades, dicas e notícias.

doenças

O papel do RH na prevenção de doenças relacionadas ao trabalho

As doenças relacionadas ao trabalho são preocupações constantes no ambiente corporativo, principalmente para o setor de Recursos Humanos. Alguns dos principais problemas relatados são: burnout, estresse, lesões por esforço repetitivo (LER) e transtornos de ansiedade.

Os dados evidenciam a importância de falar sobre o assunto. Para se ter ideia, o Sistema Único de Saúde (SUS) atendeu quase 3 milhões de casos de doenças ocupacionais entre 2007 e 2022.

Nesse contexto, o RH assume um papel importante na prevenção. Além disso, acolher e orientar também é parte da responsabilidade da empresa com os profissionais afetados.

Para que você saiba como lidar com as doenças relacionadas ao trabalho no seu negócio, a Verocard preparou um guia detalhado sobre a melhor forma de agir nessas situações. Confira!

As principais doenças relacionadas ao trabalho

Para entender as doenças ocupacionais, primeiro é necessário saber quais são elas e quais ocorrem com mais frequência.

Esforço repetitivo

Os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT) são frequentes em colaboradores que desempenham funções repetitivas ou permanecem em uma postura inadequada ao longo do expediente. 

As lesões por esforço repetitivo fazem parte dessa classificação. O exemplo mais comum dessa lesão é a tendinite, uma inflamação nos tendões que aparece em digitadores, operadores de caixa, profissionais de escritório e outros trabalhadores que precisam fazer movimentos repetitivos com as mãos e os punhos.

Saúde mental

A saúde mental vem recebendo cada vez mais atenção, e com razão. Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), estima-se que sejam perdidos 12 bilhões de dias de trabalho anualmente por depressão e ansiedade no mundo

Além disso, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 15% dos adultos em idade laboral sofreram com algum transtorno mental.

A depressão, que compromete a produtividade e o relacionamento com a equipe, e a ansiedade, que pode acontecer por pressão excessiva, são algumas das principais questões psicológicas no ambiente de trabalho. Outra que merece atenção é a síndrome de burnout, que é uma sensação de esgotamento relacionada ao trabalho.

Doenças causadas por agentes físicos ou químicos

Em casos específicos, é possível que agentes químicos ou físicos causem doenças do trabalho. 

Exemplo disso são as profissões que exigem o contato constante com substâncias que podem causar intoxicações e alergias. Ambientes com ruídos intensos também podem oferecer risco à saúde se não forem usados os equipamentos de proteção adequados.

Como o RH deve agir com as doenças relacionadas ao trabalho

É importante orientar os funcionários sobre as ações a serem tomadas sobre as doenças relacionadas ao trabalho. Primeiramente, o recebimento do atestado médico é fundamental.

As normas vigentes determinam que os primeiros 15 dias de afastamento sejam pagos pela empresa. Quando o atestado ultrapassa 15 dias consecutivos, ou seja, a partir do 16º dia, o benefício passa a ser responsabilidade do INSS.

Nessa situação, o RH deve informar aos colaboradores sobre o que é o auxílio e como dar entrada pelo site ou aplicativo do INSS.

Internamente, todo o procedimento deve ser registrado para evitar mal-entendidos e facilitar o acesso do funcionário a quaisquer documentos necessários.

Como o afastamento pode gerar insegurança no trabalhador, a comunicação da empresa deve ser clara e empática, esclarecendo todas as dúvidas sobre direitos, prazos e o funcionamento dos processos.

Como prevenir doenças no trabalho

A prevenção de doenças relacionadas ao trabalho começa antes mesmo da contratação. Nos exames pré-admissionais, é necessário verificar se o potencial funcionário incorrerá em algum risco causado pela atividade desempenhada, para que a empresa atue de forma preventiva.

Assim como no início, os exames continuam sendo importantes no cotidiano. Avaliações periódicas dos funcionários são grandes aliadas para detectar danos à saúde antes que aconteça um caso mais grave.

Ainda para a saúde física, os equipamentos de proteção adequados são de extrema importância. Adquirir equipamentos de qualidade, trocar os que estiverem desgastados e fornecer treinamentos com frequência são atitudes que contribuem para a prevenção de doenças.

Para cuidar da saúde mental dos trabalhadores, o ambiente de trabalho deve ser positivo. Nesse caso, as principais ações são relativas à valorização dos funcionários, fazendo com que se sintam parte da equipe, além de evitar a sobrecarga, com a divisão correta das escalas e demandas de trabalho.

Melhore o ambiente da sua empresa com a Verocard

Um fator importante para garantir o bem-estar à sua empresa e evitar o surgimento de doenças relacionadas ao trabalho é o fornecimento de benefícios corporativos.

Oferecer vale-refeição, vale-alimentação e outros benefícios pode impulsionar a produtividade da sua equipe, proporcionando um ambiente de trabalho saudável e colaboradores satisfeitos.

O bem-estar proporcionado pelas soluções integradas da Verocard é traduzido em resultados para o seu negócio.

Para saber mais sobre como podemos ajudar a melhorar o ambiente da sua empresa, confira nosso site!

Gostou? Compartilhe:

Mais notícias

Contratações temporárias: o que sua empresa precisa saber?

O papel do RH na prevenção de doenças relacionadas ao trabalho

Vale-Natal: uma alternativa às cestas de final de ano

Procurar