Artigos e Publicações

Mergulhe em nosso mundo de novidades, dicar e notícias.

Mulher em ambiente futurista interagindo com uma interface holográfica de dados.

Como a inteligência artificial pode auxiliar o RH ao otimizar processos?

É fato que a inteligência artificial já ocupa um lugar de destaque em diversos setores,  otimizando processos, facilitando a rotina de trabalho e gerando resultados sólidos. 

E o setor de Recursos Humanos (RH) não fica de fora, com a tecnologia sendo aplicada em diferentes etapas da gestão de pessoas, desde o recrutamento e seleção até a análise do clima organizacional da empresa. 

Uma pesquisa global feita pelo Linkedin revelou que 46% dos profissionais de RH no Brasil utilizam a inteligência artificial em suas atividades diárias, um índice superior à média global de 29% e o mais elevado entre os 14 países pesquisados.

Os dados confirmam que inteligência artificial deixou de ser somente uma ferramenta tecnológica e passou a se tornar uma aliada na construção de equipes mais produtivas, engajadas e alinhadas aos objetivos organizacionais.

O blog da Verocard preparou este conteúdo para mostrar como a inteligência pode auxiliar o RH, suas vantagens e de que forma ela contribui para elevar a produtividade das empresas. Confira! 

Quais áreas do RH podem ser beneficiadas pela inteligência artificial? 

Atualmente, com todos os avanços e aprimoramentos, a inteligência artificial se tornou capaz de beneficiar praticamente todas as áreas do RH, tornando os processos mais eficientes, precisos e rápidos.  

Com o apoio dessa tecnologia, é possível automatizar tarefas repetitivas, identificar perfis mais compatíveis com as vagas e prever necessidades futuras de contratação. 

Os principais processos de RH impactados pelo uso da inteligência artificial são: 

Automatização de tarefas 

Ao automatizar tarefas como atendimento (chatbots e assistentes virtuais), trabalhos administrativos (preenchimento e validação de documentos, cálculo de folha de pagamento, atualização de dados cadastrais) e agendamento (gerenciamento de calendários, envio de convites e ajuste de horários de entrevistas), o RH reduz erros e libera tempo para tarefas mais estratégicas.

Recrutamento e seleção 

  • Triagem de currículos: com o uso da inteligência artificial, é possível analisar inúmeros currículos de forma rápida, identificando candidatos que se encaixam no perfil da vaga com base em experiências, palavras-chave e competências;
  • Análise preditiva: algoritmos e dados ajudam a antecipar resultados e identificar candidatos com maior probabilidade de sucesso na função, aumentando a qualidade das contratações e reduzindo custos e tempo de processo.

Gestão de desempenho 

A tecnologia permite analisar métricas de produtividade, cumprimento de metas e indicadores de desempenho, possibilitando que gestores acompanhem a performance dos colaboradores constantemente, sem depender apenas de avaliações anuais.

A inteligência artificial também cruza dados de desempenho e metas para indicar quais habilidades precisam ser aprimoradas. Dessa forma, o RH pode oferecer treinamentos e otimizar investimentos em capacitação.

Análise de clima organizacional 

Com base em dados, é possível saber como os colaboradores se sentem em relação à empresa, ao ambiente de trabalho e à liderança.

A inteligência artificial é capaz de interpretar e-mails, feedbacks e respostas abertas de pesquisas internas, identificando satisfação, insatisfação ou desmotivação e padrões de comportamento.

Como os processos automatizados garantem o engajamento e a produtividade da equipe? 

Com base nas análises, principalmente sobre o clima organizacional, a inteligência artificial pode prever quedas no engajamento ou aumento de conflitos internos, permitindo que o RH implemente ações preventivas antes que os problemas afetem a equipe.

Com os resultados obtidos, o RH pode criar planos de ação por setor, perfil ou cargo, promovendo uma gestão de clima mais eficaz e engajada.

Quando automatizados, os processos também aumentam a produtividade da equipe, reduzindo tarefas repetitivas, melhorando a precisão das informações e liberando tempo dos profissionais de RH para outras atividades estratégicas.

Com informações precisas e atualizadas, o RH pode definir metas, medir resultados e otimizar recursos, aumentando a eficiência da equipe e, consequentemente, da empresa.

A Verocard é a melhor parceira de benefícios para sua empresa!

Além do uso da inteligência artificial, oferecer benefícios aos colaboradores é essencial para garantir produtividade e engajamento da sua empresa.

A Verocard é uma administradora de benefícios corporativos que disponibiliza diversas soluções para empresas, entre elas o vale-refeição e o vale-alimentação

Com eles, sua empresa proporciona mais praticidade e bem-estar aos colaboradores, que passam a ter mais liberdade na hora de escolher onde realizar suas refeições.

Quer saber mais? Então acesse o site e conheça todos os benefícios da Verocard! 

Gostou? Compartilhe:

Mais notícias

Como a inteligência artificial pode auxiliar o RH ao otimizar processos?

Black Friday: como aproveitar as ofertas sem comprometer o orçamento

PAT fortalece o cuidado com o time e reduz custos para empresas

Procurar